KPIs - Indicadores de Desempenho
Sobre
Key Performance Indicator são os indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, de forma a expor o desempenho dos processos e do trabalho nas estratégias de um negócio. Encontrei essa boa definição onde abrange necessariamente essa palavrinha de 3 letras que nos leva a um outro patamar enquanto empresa.
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”, segundo William Edwards Deming.
Todo negócio precisa ter definido claramente os seus objetivos e metas, sejam a curto, médio ou longo prazo. Porém, muitas não sabem o que é preciso medir e planejar antes dessa definição.
Os departamentos contam com poucos ou zero indicadores que mostram sua performance. O time executa ações de forma arbitrária e sem entendimento dos resultados que deveriam estar definidos.
Investimento Único - O que será feito:
- Definir KPIs para seu negócio;
- Definição de metas junto com a direção/time;
- Definição de KPIs para cada área/departamento;
- Planilha de acompanhamento das metas;
- Treinamento das pessoas, equipes e gestão;
- Painel de Gestão à Vista;
- Dashboard.
Investimento Recorrente - O que será feito:
- Análise dos dados mensais e sugestões de ajustes;
- Acompanhamento de Resultados mensais;
- Reuniões mensais com o time e diretoria;
- Dashboard.
Ganhos:
- KPIs definidos para atingir as metas da empresa de curto, médio e longo prazo;
- Qual KPI que precisa de mais atenção;
- Atuação mais específica dos problemas;
- Melhorias contínuas;
- Possibilidade de medição dos resultados.